Nossa História

Armando Caruso, engenheiro italiano, fundou a Italforja Indústria Metalúrgica Ltda., que ocupava um galpão em Santo Amaro, com fundos para a marginal do rio Pinheiros. Iniciou suas atividades na área metalúrgica atuando no mercado de ferragens de aço carbono para concessionárias de distribuição de energia elétrica e componentes para metais sanitários.




Inicio da produção de forjados sob encomenda em metais não ferrosos.






Transferência da empresa para um novo galpão, maior, localizado em Embu das Artes.

Desenvolvimento dos primeiros terminais elétricos para transformadores, aplicáveis em baixas e altas tensões.




Início da fabricação de válvulas para extintores de incêndio.

Aumento da participação de mercado, com a compra da empresa Mavec, que atuava no mesmo ramo.




Manteve a produção de equipamentos hidráulicos fundidos de combate a incêndio (1981 a 1983).

Lançamento das primeiras válvulas para gases industriais pressurizados.




Passou a atuar no mercado de conexões de latão e aço inox para linhas hidráulicas e pneumáticas, mantendo sua atuação neste mercado por aproximadamente 10 anos.





Compra da empresa Rojal Plásticos em Aricanduva, dando início ao processo de injeção de termoplásticos, ampliando assim a sua linha de produtos.
Dois anos depois, com o término da construção de um novo galpão, a fábrica de plásticos foi transferida do Aricanduva para o Embu das Artes.
Aquisição das empresas: Hevea, Plasform, Plastikung e Ventura Plásticos. Início da participação no mercacdo de utilidades domésticas.


Houve a unificação entre as áreas da metalúrgica e de termoplásticos.

O nome da empresa passou a ser ITA Industrial Ltda.




Lançamento da linha de válvulas para gás natural veicular (GNV), tornando-se referência de mercado neste segmento.

Primeira certificação do sistema da gestão da qualidade ISO 9001:2000 e IQNet.




Investimento em máquinas de comando numérico (CNC) e equipamentos para usinagem, injeção e acabamento de peças em termoplástico.

Aumento expressivo no fornecimento de peças forjadas, forjadas e usinadas e injetados em termoplástico para terceiros.



Iniciou sua linha de embalagens plásticas industriais com o lançamento de seus primeiros baldes injetados, ocupando, rapidamente, uma posição de destaque no mercado.





O Sistema de Gestão da Qualidade da ITA Industrial recebeu a Certificação ISO 9001:2008 e IQNet.






A ITA Industrial Ltda. obteve a renovação da certificação ISO 9001:2008, passando para a versão ISO 9001:2015. A mesma evolução foi obtida para a Certificação IQNet.





Lançamento da nova linha de Válvulas para Gases Industriais com o volante forjado em alumínio e com vários aperfeiçoamentos tecnológicos que melhoram a qualidade e desempenho do produto.

Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade da ITA Industrial é certificado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) de acordo com a NBR ISO 9001:2015. Possui, também, a certificação pelo IQNet, que tem reconhecimento internacional. Possui um laboratório auditado de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17025 para ensaios de pressão (resistência), de estanqueidade, hidrostáticos e cíclicos. Executa, também, medição tridimensional, ensaios de dureza Rockwell e Shore A e trabalhos com líquido penetrante. As válvulas para gás natural veicular (GNV) possuem certificação de produto emitidos por um Organismo Certificador de Produtos (OCP), acreditado pelo INMETRO. Este, por sua vez, exige, entre outros requisitos, que as mesmas passem por testes periódicos efetuados por um laboratório auditado de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17025, conforme o laboratório que a ITA Industrial mantém.

Engenharia

A ITA Industrial possui uma engenharia especializada em projeto, pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos, dispositivos e ferramentas para as mais diversas aplicações. Todos os projetos são feitos em CAD, CAE e CAM utilizando tecnologia de última geração incluindo softwares de sólidos 3D, elementos finitos, simulação de usinagem e simulação de forjamento. Adquiriu um enorme know-how em décadas fabricando peças em latão, cobre, alumínio e termoplásticos garantindo a seus clientes uma orientação completa e resultados otimizados. A ITA Industrial está preparada para atender seus clientes desde o projeto, planejamento, construção, produção, montagem e acabamento, até o produto final, proporcionando soluções técnicas inteligentes e diferenciadas.

Forjaria

Usinagem

Montagem

Injeção

Silk Screen

Ferramentaria