Em 27 de agosto de 1973, Armando Caruso, um engenheiro italiano, fundou a Italforja Indústria Metalúrgica Ltda., que ocupava um galpão em Santo Amaro, com fundos para a marginal do rio Pinheiros.Iniciou suas atividades na área metalúrgica atuando no mercado de ferragens de aço carbono para concessionárias de distribuição de energia elétrica e componentes para metais sanitários.

Em 1976 começou a produzir forjados sob encomenda em metais não ferrosos. No ano de 1978 a Italforja foi transferida para um galpão novo e maior localizado em Embu das Artes. Neste mesmo ano desenvolveu seus primeiros terminais elétricos para transformadores, tornando-se o maior fabricante nacional até os dias de hoje.

Em 1980, entrou no mercado de válvulas para extintores de incêndio e no ano seguinte aumentou sua participação de mercado com a compra da empresa Mavec, que atuava neste ramo.

No ano de 1983 lançou as primeiras válvulas para gases industriais pressurizados. Durante os anos de 1981 a 1983 manteve um setor de fundição produzindo registros e equipamentos hidráulicos de combate a incêndio.

De 1985 a 1995 atuou no mercado de conexões de latão e aço inox para linhas hidráulicas e pneumáticas.

Em 2003, ingressou no mercado de gás natural veicular, com o lançamento de válvulas inovadoras que são referências no mercado. De 2006 a 2008 investiu pesadamente em máquinas e equipamentos de usinagem de última geração, agregando diversas peças usinadas para terceiros.

Em 2007 incrementou a linha de gases industriais com o lançamento de reguladores de pressão e a marca Fluxogás.

Injeção de termoplásticos

Buscando uma diversificação de mercado, em 1988 entrou no ramo de injeção de termoplásticos, comprando a empresa Rojal Plásticos, que injetava olhos para bichos de pelúcia e peças para terceiros.

Dois anos depois ficou pronto um novo galpão e a fábrica de plásticos foi transferida do Aricanduva para o Embu das Artes. Na sequência, outras empresas, moldes e marcas da área de plásticos foram adquiridas, entre elas Hevea, Plasform, Plastikung e Ventura Plásticos entrando, assim, no mercado de utilidades domésticas.

No ano de 1993 elas foram unificadas e o nome passou a ser ITA Industrial Ltda. Em 2007, iniciou sua linha de embalagens plásticas industriais com o lançamento de seus primeiros baldes injetados, ocupando, rapidamente, uma posição de destaque no mercado com a marca Thermoplastic.

Desde 1978 a empresa está localizada na cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, e ocupa atualmente um terreno de 24.000 m² com cerca de 8.000 m² de área construída.

É uma empresa 100% nacional e certificada NBR ISO 9001:2015. Atualmente possui seis divisões: Anti-Incêndio, Gases Industriais, Gás Natural Veicular, Terminais Elétricos, Embalagens Plásticas e Peças Sob Encomenda.

Devido ao trabalho consistente durante todos estes anos, a marca ITA é hoje um sinônimo de qualidade e seriedade.

O Sistema de Gestão da Qualidade da ITA Industrial é certificado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) de acordo com a NBR ISO 9001:2015. Possui, também, a certificação pelo IQNet, que tem reconhecimento internacional.

Possui um laboratório auditado de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17025 para ensaios de pressão (resistência), de estanqueidade, hidrostáticos e cíclicos. Executa, também, medição tridimensional, ensaios de dureza Rockwell e Shore A e trabalhos com líquido penetrante.

As válvulas para gás natural veicular (GNV) possuem certificação de produto emitidos por um Organismo Certificador de Produtos (OCP), acreditado pelo INMETRO.”. Este, por sua vez, exige, entre outros requisitos, que as mesmas passem por testes periódicos efetuados por um laboratório auditado de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17025, conforme o laboratório que a ITA Industrial mantém.

A ITA Industrial possui uma engenharia especializada em projeto, pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos, dispositivos e ferramentas para as mais diversas aplicações.

Todos os projetos são feitos em CAD, CAE e CAM utilizando tecnologia de última geração incluindo softwares de sólidos 3D, elementos finitos, simulação de usinagem e simulação de forjamento.

Adquiriu um enorme know-how em décadas fabricando peças em latão, cobre, alumínio e termoplásticos garantindo a seus clientes uma orientação completa e resultados otimizados.

A ITA Industrial está preparada para atender seus clientes desde o projeto, planejamento, construção, produção, montagem e acabamento, até o produto final, proporcionando soluções técnicas inteligentes e diferenciadas.

Forjaria

forjaria_full

Usinagem

usinagem_full

Montagem

montagem-full

Injeção

injecao_full

Silk Screen

silkscreen

Ferramentaria

ferramentaria_full